sexta-feira, 27 de junho de 2008

Causas subjacentes a conflitos violentos

«A primeira razão para conflitos violentos é a exclusão política. As guerras, geralmente, não começam sem uma causa. Essa causa está frequentemente enraizada num determinado grupo étnico, regional, religioso ou político, que se sente excluído ou marginalizado do poder. (...)
A segunda razão para os conflitos violentos é a ambição. Em conflitos por todo o mundo, aqueles que detêm o poder controlam o acesso aos recursos - sejam naturais ou estatais - e muitas vezes não estão inclinados a partilhá-los. Não devia ser surpresa, portanto, que as disparidades económicas sejam propulsionadoras de conflitos. Em alguns casos, as guerras começam por princípios maiores, mas transformam-se lentamente em rixas predatórias, em que grupos armados se aproveitam ao máximo do conflito e do caos. (...)
A terceira razão para os conflitos violentos é a impunidade. Em muitos países abalados pelo conflito não há responsabilização, não existe o domínio da lei. Governos ou rebeldes, até mesmo milícias, cometem crimes indescritíveis contra a humanidade, sem castigo, sem sanção. A mensagem é clara: podem matar todos os que quiserem que não haverá consequências.»1



Se a mensagem é clara, se as causas podem enumeradas e interrelacionadas e se os actores responsáveis podem ser identificados, qual é então a justificação para a apatia, para a inexistência de uma palavra de ordem para combater e modificar as causas mencionadas e para parar os agentes responsáveis de tais conflitos violentos? Que custos políticos e económicos justificam os custos humanos? É legítimo sequer colocar esta última pregunta já que não deveria a vida humana ser defendida a qualquer custo?

Generalizando, somos cidadãos de uma sociedade egoísta e comodista, que assiste e ouve as noticías como se de uma história de terror se tratasse e que acaba se desligarmos a TV ou o rádio! Quando é que vamos começar a ver, a reflectir, a questionar e a agir sobre a violação de Direitos Humanos na nossa sociedade, no nosso país e em todo o mundo?

___________________________
1 Cheadle e Prendergast (2007), Basta! - Acabar com o Genocídio no Darfur e Noutros Locais, Editoral Bizâncio.

Sem comentários: